Uma caixinha que causa inveja até em chinês
Sabe aquela caixinha de ferramentas que você usa ou deve ter visto em alguma oficina mecânica por aí? Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre o quanto aquele item, muitas vezes ignorado ou despercebido aos olhos de muitos, possa ter tamanha importância e ser um dos carros-chefe de uma grande indústria. Pois é, a famosa caixinha de ferramentas, juntamente com outros produtos, mantém mais de 70 empregos e ocupa lugar em grandes empresas brasileiras e até de outros países. Elas integram o catálogo de produtos fabricados pela Companhia Metalúrgica Brusque.
“Ela, a caixinha de ferramentas, é como um pão da padaria, o símbolo da CMB”, comenta Rolf de Sousa Erb, gerente de vendas, marketing e sócio-acionista da empresa. Claro que no tal catálogo há outros itens, como bancadas, armários, painéis para armários de parede, tampos de pinos, carrinhos com gavetas para organização de ferramentas, entre outros.
Talvez não seja comum encontrar tais produtos nas gôndolas de supermercados ou na loja ali da esquina. Mas eles estão presentes no interior de grandes empresas nacionais. Entre elas WEG, Petrobrás, CSN Brasil (Companhia Siderúrgica Nacional), Audi, GM, Volks do Brasil, TAM, Gol, Senai SC, além de muitos outros. “Hoje a CMB é conhecida pela qualidade. Isso é muito bom de se ouvir. Mesmo com produtos de fora, importados, a qualidade nossa é um ponto forte e reconhecido”, destaca Rolf.
E esta linha é fabricada na cidade de Brusque. A metalúrgica, que leva o nome da cidade, está situada às margens da rodovia Ivo Silveira, acesso ao município de Gaspar, em um galpão que ocupa mais de 4 mil metros quadrados. Espaço que vem se tornando insuficiente para o crescimento da empresa. São produtos que estão sendo levados para países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e México. Os mercados americano e europeu ainda são um objetivo. “As exigências de EUA e Europa ainda impedem que a empresa entre nesses mercados”, explica Rolf Erb.
A Companhia Metalúrgica Brusque foi fundada em 1958. Anos mais tarde, em 1986, mudou de mãos e de endereço. Antes da rodovia estava situada na Rua Riachuelo, localizada entre a Beira Rio e o Colégio Feliciano Pires, no Centro. Atualmente, a empresa tem 30 representantes espalhados pelo Brasil.
Além do sucesso com a gama de produtos oferecidos, a CMB ainda pode se vangloriar de algo que muitas empresas na atualidade têm como preocupação: a concorrência com os chineses. O elevado custo para transportar os itens da Ásia para o mercado brasileiro e outros na América faz com que a empresa brusquense esteja à frente dos concorrentes de lá.
“A china vem dominando o mercado brasileiro, pois tem preço e, hoje, boa qualidade. Tivemos sorte de criar um produto de grande volume. Para trazer do outro lado do planeta, o frete fica caro. A China ainda não conseguiu brigar em território nacional”, comemora Erb.
TEXTO E EDIÇÃO: VALDOMIRO DA MOTTA
REPORTAGEM E FOTOS: WILSON SCHMIDT JUNIOR
Clique no link abaixo e ouça a entrevista na íntegra, com mais detalhes da Companhia Metalúrgica Brusque (CMB).
O que Brusque Produz - 4 - Companhia Metalúrgica Brusque by Rádio Cidade AM